fbpx

Qual a importância dos Projetos Elétricos?

Compartilhe:

Os projetos elétricos trazem segurança, economia e eficiência para o seu sistema. Saiba mais sobre a importância deles.

 

Todo tipo de construção, ainda que de maneira amadora, passa por uma fase de planejamento. Nesta fase também está incluso os projetos elétricos, comumente negligenciados, principalmente em obras mais simples, o que coloca essas obras em riscos reais que podem resultar em perdas materiais, econômicas e até em acidentes fatais.

Os projetos elétricos são essenciais em qualquer projeto predial – seja ele residencial, comercial ou industrial – porque é nele que estarão previstos todos os componentes e características da instalação elétrica. Nele deverão constar informações sobre o ramal de ligação, o padrão de entrada e medição, circuitos de distribuição, quadros elétricos, além dos invólucros como canaletas, eletrocalhas, perfilados e eletrodutos que protegem os cabos elétricos que levam energia elétrica até às tomadas e pontos de iluminação. Os projetos elétricos também devem especificar os dispositivos de comando (como os interruptores), os dispositivos de força (tomadas de uso geral e/ou específico), os dispositivos de proteção (disjuntores) e proteção contra descargas atmosféricas (para-raios).

Apesar de que, habilitados localmente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), um engenheiro civil ou técnico eletricista até possa assinar projetos elétricos mais simples, o mais indicado é que esse projeto seja desenvolvido por um engenheiro eletricista. Projetos elétricos mal dimensionados podem resultar em problemas sérios de sobrecarga e, em um efeito cascata, evoluir para um curto circuito ou incêndio.

Diretor da Nortec Engenharia Elétrica, o engenheiro eletricista Leonardo Ruffeil, expõe alguns outros danos que a falta de um projeto elétrico ou um projeto mal elaborado/dimensionado pode ocasionar. “O primeiro dano é econômico. Um bom projeto elétrico descreve detalhadamente o melhor encaminhamento possível dos circuitos elétricos, quais materiais deverão ser utilizados e a quantidade exata desse material. Sem o projeto, a obra estará sujeita a atrasos por falta de material, ou a desperdícios, dinheiro que poderia ter sido destinado para uma outra fase da obra”, pontua. Leonardo também alerta para os riscos materiais. “Ainda que suas instalações fiquem prontas. Sem um projeto elétrico ela estará suscetível a falhas que podem queimar equipamentos, máquinas e componentes do próprio sistema, ocasionando interrupção das atividades da sua empresa e mais prejuízos”, alerta.

Um bom projeto elétrico também reduz os transtornos de uma obra. A equipe de execução passa a ser bem orientada pelos diagramas e memoriais do projeto facilitando, assim, a execução do serviço e reduzindo o risco de encaminhamentos errados. Outro ponto importante na existência de um projeto elétrico é a possibilidade de realizações de manutenções futuras nas instalações existentes. Com o projeto executado em mãos, a equipe de manutenção tem melhores condições para realizar reparos, inspecionar a infraestrutura de alimentação e obter dados importantes para possíveis expansões do empreendimento.

Porém, nada se compara à prevenção dos riscos à segurança das pessoas que trabalham na sua empresa. “Além da eficiência do seu sistema, de acordo com as Normas Brasileiras (NBRs) vigentes, os projetos elétricos se preocupam, sobretudo, com a segurança das pessoas que farão uso dele. Por isso, ele jamais deveria ser negligenciado”, recomenda o diretor da Nortec Engenharia Elétrica.

Quer saber mais projetos elétricos e outros serviços da Nortec Engenharia Elétrica? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços. E não deixe de continuar acompanhando o nosso Blog, toda semana teremos uma leitura interessante para você. Até a próxima!

Compartilhe:
No Comments

Post A Comment