fbpx

Para quê serve a tomada de três pinos?

Compartilhe:

Padrão brasileiro de tomadas já tem quase 20 anos mas continua causando dúvidas e sendo negligenciado. Saiba mais sobre ele e como utilizá-lo corretamente.

 

Quem nunca teve algum problema com as injustiçadas tomadas de três pinos, que atire a primeira pedra. O padrão brasileiro de tomadas desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) começou a sua fase de adaptação há quase 20 anos, em 2000, mas foi só em julho 2011 que se tornou obrigatório que todo produto eletrônico vendido no Brasil apresentasse o plugue compatível com o novo padrão.

Desde então, o brasileiro começou a conviver com um estranho dentro de casa, pois o novo padrão de plugue não se encaixava em nenhuma tomada na maioria das residências pelo Brasil. A solução foi o uso de adaptadores, benjamins, extensões e todo o tipo de ‘gambiarra’ que pudesse resolver o problema que chegou a colocar a tomada de três pinos numa posição de persona non grata entre os brasileiros.

Mas o que muita gente ainda não sabe é que o terceiro pino da tomada é, na verdade, uma proteção para o próprio usuário dos aparelhos. Ele serve para fazer o aterramento e a sua função é conduzir cargas de fuga para o solo em segurança, desmagnetizando os aparelhos. Por isso, é extremamente importante não retirar o terceiro pino do plugue de seus aparelhos para que eles se encaixem em uma tomada antiga. Além da possível perda de garantia de fábrica por dano proposital, o seu aparelho e você perderão esta proteção. Possíveis cargas de fuga ficarão acumuladas no aparelho, podendo ocasionar choques elétricos em quem manuseá-lo.

Outra informação muito importante é que não basta trocar apenas as caixas das tomadas antigas por modelos que permitam o encaixe de três pinos. Para que o pino do aterramento cumpra a sua função, é preciso incluir o fio de aterramento em toda a sua instalação elétrica. O ideal é fazer a alteração na próxima reforma elétrica da sua casa ou empresa. Lembre-se que estas reformas devem ser feitas a cada dez anos, pelo menos.

Se você gostou da nossa dica de hoje, compartilhe esta informação com os seus amigos pelas redes sociais. E continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de mais informações como esta, importante para a segurança da sua família ou funcionários. Aproveite para navegar pelo nosso site e conhecer mais sobre a Nortec Engenharia Elétrica. Até a próxima. 😉

Compartilhe:
No Comments

Post A Comment