07 mar Saiba como proteger sua empresa de raios
Quase 78 milhões de raios caem no Brasil todos os anos, o estado do Pará é o quinto mais atingido. Saiba mais sobre a importância dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
Você sabia que o Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o mundo? Segundo um levantamento feito há dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em média, quase 78 milhões de raios atingem o país anualmente. O INPE também revelou que o estado do Pará está em quinto lugar no ranking nacional com o maior número de incidências de raios anualmente, a densidade é de 12,4 raios por quilômetro quadrado no estado. Dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) demonstram que só entre janeiro e fevereiro de 2018, mais de 425 mil raios atingiram o território paraense. Uma média de 7,2 mil raios por dia, 300 a cada hora.
No ranking de capitais, Belém aparece em quarto lugar. Na capital paraense, a incidência é de 14,4 raios por quilômetro quadrado. Além de Belém, entre as dez cidades paraenses com grande densidade de raios por quilômetro quadrado estão também Igarapé-Miri, Barcarena, Benevides, Limoeiro do Ajuru, Ourilândia do Norte, Tucumã, Cametá, Ananindeua e Marituba.
Os raios são descargas elétricas atmosféricas produzidas a partir do atrito entre nuvens. Quando atingem o solo, essas descargas tendem a se dissipar pela terra. Porém, o fenômeno tem grande potencial para causar estragos, prejuízos e até acidentes com vítimas fatais. A maneira mais eficaz de manter uma edificação segura, assim como as pessoas que moram ou trabalham dentro dela, é adotando Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
A função do SPDA é evitar ou apenas minimizar os impactos das descargas atmosféricas que atingem uma determinada edificação, conduzindo a descarga de forma segura para o solo, evitando problemas como incêndios, explosões, danos materiais e choques elétricos. Quando corretamente dimensionado e instalado, o SPDA demonstra enorme eficiência na proteção não só da edificação, mas de antenas, instalações, pessoas e animais. No caso de inexistência do sistema, os prejuízos e consequências de uma descarga elétrica atmosférica são imensuráveis. Mas atenção! Como as descargas elétricas atmosféricas são fenômenos naturais imprevisíveis, não há como precisar sua direção ou intensidade, de forma que o SPDA não é uma garantia irrefutável contra possíveis danos, mas, reiteramos, possui grande eficiência na função de minimizá-los e até evitá-los.
No Brasil, não há uma lei específica sobre a obrigatoriedade do SPDA, mas algumas cidades possuem leis municipais que preveem a obrigação baseada na NBR 5419/2015, norma que orienta sobre a necessidade do sistema de acordo com características específicas de cada edificação.
A Nortec Engenharia Elétrica possui grande experiência em projetos e instalações de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Entre em contato conosco e solicite uma avaliação para a sua empresa. Não deixe de compartilhar esta informação nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo da importância do SPDA, e visite sempre o nosso Blog para ficar por dentro de outras informações importantes como esta.
No Comments