fbpx

5 dicas para garantir a segurança das suas instalações elétricas

Compartilhe:

Priorizar a segurança de suas instalações elétricas garante também maior eficiência e economia de energia.

 

O incêndio no centro de treinamento do Flamengo, na sexta-feira passada (08/02), mais uma vez evidenciou a importância de se priorizar a segurança nas instalações elétricas, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Apesar de perícia ainda não ter um laudo conclusivo sobre as causas do trágico acidente, as informações fornecidas pelos sobreviventes dão conta de que o fogo teria iniciado no ar condicionado de um dos quartos.

A partir desta informação já é possível afirmar que o fogo teve início por conta de algum problema com a instalação elétrica, seja por alguma inadequação nas instalações ou a ausência de algum dispositivo de proteção. Para reforçar as informações a respeito da segurança nas instalações elétricas, nós separamos 5 dicas para que você possa afastar os riscos de algum acidente parecido na sua casa, empresa ou indústria.

  1. Planejamento

A primeira dica é não abrir mão de um projeto elétrico para a sua obra. Apesar dele ser esquecido, principalmente em edificações residenciais, ele é uma ferramenta valiosa na hora de reformas e ajustes no próprio sistema. Obrigatoriamente, ele precisa ser assinado por um engenheiro eletricista devidamente inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

  1. Profissional

Por falar em profissional, é extremamente comum que técnicos eletricistas e engenheiros civis assumam também o projeto elétrico de uma obra, principalmente em edificações residenciais. Apesar de uma prática usual, estes profissionais não são os mais adequados para realização desta tarefa. Projetos elétricos também devem projetar as necessidades de consumo de energia daquela obra, observando – por exemplo – pontos de iluminação, tomadas de uso geral ou específico, aparelhos elétricos e outros equipamentos e, com estas informações, devem dimensionar adequadamente cada circuito elétrico. Mais uma vez, se faz necessário o acompanhamento de um engenheiro eletricista.

  1. Produto

O uso adequado e a qualidade dos produtos também são pontos importantes quando o assunto é segurança nas instalações elétricas. Disjuntores, cabos e fios corretamente dimensionados, o uso de produtos certificados e devidamente autorizados por órgão reguladores como o INMETRO são apenas algumas das precauções básicas. Uma dica extra é não abrir mão de dispositivos de proteção como DR e DPS, que desligam o sistema elétrico imediatamente em casos de fuga de energia (DR) ou surtos em geral (DPS).

  1. Manuseio

Ainda que você tome todas as outras precauções anteriores, depois que está tudo funcionando, é importante também que você consiga manter tudo em ordem e evite fazer reparos improvisados, as famosas gambiarras. Instalações improvisadas são uma das maiores causas de acidentes elétricos, resultando em descargas elétricas em seres humanos ou animais e até mesmo em grandes incêndios. Ao notar a necessidade de algum reparo, procure ajuda profissional.

  1. Manutenção

A quinta e última dica é um cuidado a longo prazo. A recomendação é que você solicite uma avaliação de toda a sua rede elétrica pelo menos a cada 5 anos e, imediatamente, faça todos os ajustes que forem necessários. Ignorar sinais de desgaste, superaquecimento ou pequenas quedas de energia pode resultar em problemas muito maiores no futuro.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então não deixe de compartilhar estas informações nas suas redes sociais, e se você não está exatamente convencido sobre a segurança na rede elétrica da sua empresa ou indústria, entre em contato com Nortec Engenharia agora mesmo e solicite uma avaliação. Até a próxima semana. 😉

Compartilhe:
No Comments

Post A Comment